Arquivo do blog

Design de Superfície


A partir da noção de que todos os corpos e objetos se diferenciam através de sua superfície, o Curso de Especialização em Design de Superfície foi concebido com o objetivo de atualizar os profissionais atuantes no design e/ou na educação em questões contemporâneas sobre pesquisa, criação e desenvolvimento de projetos que visam definir as qualidades das superfícies dos diversos produtos físicos (têxteis, cerâmicos, de papelaria, revestimentos, entre outros) e eletrônicos (web, jogos, etc.). Para tal, a ênfase será em tecnologia disponível para apoio de atividades de projetação e de produção.
O curso, primeiro no País, é fruto de convênio acadêmico entre o Núcleo de Design de Superfície da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da Fundação de Amparo à UFRGS – FAURGS, e da Coordenação da Faculdade de Design UniRitter, com apoio e incentivo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – ProPEx.
Objetivo Geral
Capacitar designers e profissionais de áreas afins no aperfeiçoamento de seus conhecimentos em Design de Superfície, visando à qualificação em exercício profissional (projetual e acadêmico), com ênfase nos aspectos tecnológicos do cenário contemporâneo.

Objetivos Específicos
Oportunizar a atualização teórica, técnica e tecnológica. Promover a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de aptidões criativas e técnicas através de atividades individuais e coletivas que fomentam a reflexão sobre a complexidade dos fatores envolvidos no projeto de produto artístico, artesanal e industrial e nos rumos da pesquisa em Design no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo. Incentivar a educação continuada aos egressos dos cursos de Design e de Moda recém ingressados no mercado de trabalho.

COORDENAÇÃO
Prof. Me. Anne Anicet Rüthschilling
Prof. Me. Tatiana Laschuk

PÚBLICO-ALVO
Profissionais graduados em design (têxtil, moda, cerâmico, jogos eletrônicos, gráfico, etc.), artes, arquitetura, comunicação, engenharia (têxtil, de materiais, etc.) e demais áreas afins, ou com um percurso profissional aderente, que, direta ou indiretamente, trabalhem com questões de pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos (tangíveis ou intangíveis) ou serviços na área de tratamentos das superfícies e materiais de revestimentos.

O CURSO
  • Período e local de realização do curso
    Março de 2011 a julho de 2012, com aulas realizadas no Campus Porto Alegre do UniRitter e no Núcleo de Design de Superfície - NDS da UFRGS.

    UniRitter: Rua Orfantrófio, 555 – Alto Teresópolis – POA/RS
    NDS: Av. Paulo Gama, 110 , Campus Central UFRGS, Prédio Anexo 1 da Reitoria - 2º andar, sala 313 – POA/RS
  • Horário das aulas
    Terças e quartas-feiras, das 19h às 22h30min
  • Carga horária
    360 horas
  • Vagas
    Máximo 20

Nenhum comentário: